O Homini Lúpulo é um dos maiores blogs de cerveja artesanal do Brasil que auxilia cervejeiros em todo o país com suas produções desde 2011
Outros

Como a performance mobile influencia no tráfego de um site

"Alteramos o template do blog e migramos nossa hospedagem para o Stage, feito isso em questão de dias nosso tráfego retomou o crescimento diário e recuperamos posições valiosas que perdemos nas últimas duas semanas." — Carlos Lara, Fundador e Editor Chefe
35%Aumento de performance
40%Mais tráfego orgânico
13%Aumento de conversão

A Empresa

O Homini Lúpulo é um blog de cerveja artesanal criado em 2011 com o objetivo de educar as pessoas a respeito do universo da cerveja artesanal, focado principalmente nas pessoas que desejam produzir sua própria cerveja.

Se tratando de um blog que tem como principal objetivo informar, o aumento de tráfego passa a ser a métrica mais importante para medir o sucesso do site. Já que, quanto mais gente acessar o site, maior será a visibilidade do blog diante daqueles que pretendem produzir a sua própria cerveja

Dessa forma, Ao longo dos anos o blog ganhou autoridade e se tornou referência no meio digital, e hoje se trata de o maior blog de nicho cervejeiro do país, com mais de 150 mil páginas visitadas ao mês.

Desafios

Visto que tráfego era o principal objetivo do blog, a estratégia adotada pelo time da Homini Lúpulo foi a produção constante de conteúdos com a visão de alcançar as primeiras posições do buscador.

Assim, o foco excessivo na produção de conteúdos, fez com que outras áreas igualmente importantes para o ranqueamento fossem deixadas de lado. Dentre eles, a performance do site, um dos fatores mais importantes para ranqueamento desde as últimas atualizações que passou a dar um peso maior a velocidade de carregamento do site principalmente para ranqueamento em smartphones. 

Esse fator passou a ser cada vez mais influente com a mudança no comportamento de quem consome informação, deixando o desktop de lado e aderindo cada vez mais o celular, a base de tráfego vindo do mobile crescia constantemente, alcançando números de cerca de 65%. 

A consequência desses acontecimentos foi uma queda progressiva de 70% do tráfego total do blog em um período curto de 4 dias. As causas ficaram claras quando receberam uma mensagem do no search console dizendo que a causa da diminuição do tráfego foi a baixa experiência mobile no site.

Logo após a queda, a primeira solução que buscamos foi melhorar a experiência mobile, de estrutura do blog e performance (velocidade) com a equipe do Rock Stage.

Resultados pós migração

Tendo a missão de recuperar o tráfego perdido, nós do Stage focamos em aprimorar as partes que antes eram deixadas de lado. Dessa forma todos os esforços foram voltadas para melhorar a experiência do usuário principalmente na parte Mobile

Assim, esse processo de otimização teve como priorização dois pontos principais, Performance e Usabilidade.

Usabilidade

O design do blog é fundamental para diversos aspectos. Além de influenciar a experiência visualmente, ele também é responsável tanto para a velocidade de carregamento quanto para conduzir o leitor ao longo do site. Entendendo a importância de um template para o desempenho, mudamos o template utilizado para um totalmente otimizado para uma conversão e usabilidade, veja como ficou:

Performance

Para resolver os problemas referentes a perda de tráfego, aumentar a performance mobile era prioridade, dessa forma um tema mais leve, junto de uma hospedagem toda estruturada e otimizada para levar os melhores resultados em WP trouxeram a homini lupulo um desempenho ímpar. Confira abaixo

Depoimento

“Alteramos o template do blog e migramos nossa hospedagem para o Stage, feito isso em questão de dias nosso tráfego retomou o crescimento diário e recuperamos posições valiosas que perdemos nas últimas duas semanas.”

 

Fale com um especialista